Itacaré não para de retirar baronesas das praias
A Prefeitura de Itacaré continua o trabalho de limpeza das praias da cidade, retirando toneladas de baronesas acumuladas no litoral com as fortes chuvas no município. O objetivo, segundo explicou de Itacaré, Antônio de Anízio, é garantir que as praias estejam sempre limpas e propícias para o banho de mar, sem riscos para a saúde dos itacareenses e turistas.
O trabalho já foi feito na Praia da Concha e as equipes estão essa semana nas demais praias da cidade. Nesta quarta-feira, logo pela manhã equipes do setor de limpeza, sob a coordenação de Dislei Santos, e da Secretaria de Transportes iniciaram o trabalho de retirada das baronesas na Praia da Ribeira. Nesse local foram retiradas toneladas das plantas que chegaram com as chuvas.
Em seguida as equipes iniciaram o trabalho na Praia da Tiririca e posteriormente serão beneficiadas as demais praias. A ação faz parte do trabalho do grupo de ação civil montado pelo prefeito Antônio de Anízio, formado por representantes das mais diversas secretarias municipais, com o objetivo de fazer um diagnóstico dos estragos e resolver os problemas causados pelas fortes chuvas dos últimos dias no município.
De acordo com o secretário de Transportes, José Augusto Matogrosso, é importante que as baronesas sejam retiradas de imediato, evitando um acúmulo maior, facilitando assim o trabalho e evitando que as plantas se misturem com a areia, apodrecendo e dificultando posteriormente a retirada.
Paralelo a esse trabalho retirada das baronesas, as equipes da Prefeitura de Itacaré também estão visitando as áreas afetadas com enchentes e possíveis deslizamentos de terras. Também foi criado um disque alerta onde os cidadãos podem entrar em contato em caso de emergência. Na avaliação do prefeito, é preciso que todos estejam juntos e prontos para ajudar o cidadão que mais precisa.
A equipe continua mobilizada para atuar em casos de alagamentos, deslizamentos de terras, enchentes, queda de árvores e outros acidentes. Em caso de emergência, basta a comunidade entrar em contato com o grupo de ação civil através dos whatzaps (73) 99923-4130 (Desenvolvimento Social), 99916-0735 (Desenvolvimento Urbano), 99953-9430 (Meio Ambiente) e 99848-6012 (Secretaria de Transportes) e informar o problema. Mas é preciso que a comunidade seja consciente e evite passar trotes para esses números, já que se trata de um serviço de emergência.